Instituto Pensar - Inteligência Artificial é rota para o comunismo?

Inteligência Artificial é rota para o comunismo?

por: Vitoria Carvalho 


Foto: Reprodução

"Inteligência Artificial é o caminho mais rápido para o comunismo?. A análise inusitada foi feita por Claire Boucher, musicista conhecida como Grimes que é casada com o bilionário Elon Musk. Em um vídeo na rede social TikTok postado esta semana, ela fez essa afirmação.

Para a artista, a IA seria capaz de eliminar diversos desafios sociais e inauguraria uma nova era de abundância, especificamente quando se trata da produção de alimentos.

"Eu tenho uma proposta para os comunistas. Tipicamente a maioria dos comunistas que eu conheço não são grandes fãs da Inteligência Artificial. Mas se você pensar sobre isso, a IA é na verdade o caminho mais rápido para o comunismo.?
Claire Boucher ? Grimes

Grimes usa da ironia em sua reflexão

Grimes concluiu a reflexão com a avaliação de que avanços no setor de inteligência artificial quando implementados corretamente, sem especificar de que maneira, garantiriam as melhores partes do comunismo, automatizando cultivos, por exemplo, sem corrupção sistemática.

"Tipo, poderíamos chegar totalmente a uma situação em que ninguém tivesse que trabalhar, todos tivessem uma existência confortável, uma vida confortável.?
Claire Boucher ? Grimes

"Porque, sejamos realistas, a agricultura forçada não é realmente algo bacana?, disse ela com um sorriso nos lábios.

Outro lado da moeda

Recentemente, Grimes afirmou que gostaria de se mudar para Marte quando fosse mais velha, mesmo que isso significasse "trabalhar manualmente até a morte.? Desta vez, indica não gostar muito da ideia, já que cita como benefício o fim desse tipo de tarefa. Além disso, não explicitou o que considera "comunismo?, reproduzindo apenas fatos aleatórios que atribui ao sistema.

Por fim, será que uma pessoa tão beneficiada pelo capitalismo, casada com um dos homens mais ricos do planeta, colocaria em risco a fonte dos recursos que o mantêm em uma posição de poder tão grande?

China tem inteligência artificial mais potente

Um modelo desenvolvido em conjunto por mais de 100 cientistas na China, denominado WuDao 2.0, é capaz de escrever poesia em inglês e chinês, prever estruturas 3D de proteínas e muito mais. Isso graças à utilização de 1,75 trilhão de parâmetros.

Já o modelo desenvolvido pelo marido de Grimes, o magnata Elon Musk, o modelo GPT-3 da empresa OpenAI, utiliza apenas 175 bilhões de parâmetros. O número é muito inferior ao alcançado pela Academia de Inteligência Artificial de Pequim.

Além disso, a IA chinesa supera os 1,6 bilhão de parâmetros da Switch Transformer da Google, projeto que estabeleceu um recorde, hoje ultrapassado pelo WuDao 2.0.

"O WuDao 2.0 tem como objetivo permitir que as máquinas pensem como humanos e alcancem capacidades cognitivas mais além do teste de Turing. O caminho até a IA passa por grandes modelos e supercomputadores?, observou Tang Jie, subdiretor da Academia de Inteligência Artificial de Pequim.

O WuDao 2.0 possui capacidades únicas, destacando-se nos campos de reconhecimento e geração de imagens ou na predição de estruturas 3D de proteínas. Além disso, pode escrever ensaios, poemas e canções em inglês e chinês tradicional.

Inteligência artificial sofisticada e treinada

?Estes modelos sofisticados, treinados com gigantescos conjuntos de dados, requerem apenas uma pequena quantidade de novos dados quando usados para uma função específica, porque podem transferir o conhecimento já aprendido para novas tarefas, assim como os humanos?, disse Blake Yan, um pesquisador da academia.

"O que estamos construindo é uma usina de energia para o futuro da inteligência artificial, com mega-dados, mega-potência de computação e mega-modelos; podemos transformar dados para alimentar as aplicações de inteligência artificial do futuro?, afirmou Zhang Hongjiang, presidente da Academia de Inteligência Artificial de Pequim.

Com informações do Olhar Digital




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: